Proyectos Componit

StarchFire

shutterstock-558116419-bx

StarchFire

Desenvolvimento de retardante de chama através de fontes renováveis

Os retardantes de chama são aditivos utilizados nas formulações de uma vasta gama de plásticos, com inúmeras aplicações industriais, incluindo embalagens, construção, mobiliário, cablagem automóvel, entre outras.


Com as crescentes preocupações ao nível da segurança e eficiência dos compostos utilizados, a indústria da protecção ao fogo encontra-se actualmente num momento crítico. Sendo, os compostos halogenados os mais utilizados devido à sua elevada eficiência na redução da flamabilidade dos materiais poliméricos. No entanto, estes compostos apresentam graves problemas de toxicidade e persistem no meio ambiente.


O Starchfire tem assim como objectivo principal o desenvolvimento de um retardante de chama com base de amido, que possa ser usado à escala industrial de forma eficiente em formulações de PE para a produção de revestimento de cabos eléctricos. O novo retardante de chama desenvolvido não deverá ser tóxico, deve ser compatível com as estruturas dos polímeros utilizados nas formulações (PE), confira aos produtos uma elevada performance e que ao ser derivado de fontes renováveis diminua a pegada de CO2.


O consórcio deste projecto reúne uma vasta experiência de trabalho na área de síntese/modificação e caracterização de polímeros, desenvolvimento de formulações e processamento. Importa também salientar que existe um histórico de colaboração de sucesso entre a empresa líder Componit e a Universidade de Coimbra. Este projecto encaixa na perfeição na estratégia de inovação da empresa promotora, como também será decisivo para manter a competitividade da empresa, e garantir uma posição diferenciadora no mercado internacional.

Objetivos

1.

Desenvolvimento de um plastificante
para amido que seja ignífugo


2.

Hidrofobização do amido através de extrusão reactiva


3.


Preparação de formulações para o processamento de amido com diversos aditivos e os respectivos componentes industriais (PE e ajudantes de processo) para revestimento de cabos de PE


Atividades

1.

Definição das especificações técnicas do material



2.

Investigação laboratorial (Desenvolvimento de compatibilizantes e estudo da aditivação do PET nas formulações e no processamento)


3.

Construção de protótipos à escala-piloto



4.

Ensaios de validação em clientes finais (Produção de tubagens de base PP/PET)


5.

Promoção e divulgação de resultados 





Ficha Técnica

Fecha de aprobación

27/01/2021

Fecha de inicio

01/01/2021

Fecha de finalización

03/01/2023

Entidades Beneficiarias

202006190958599387
coimbra

Cofinanciado por

82-layers
12-layers
55-layers